Brrrrr, proteja seu jardim no frio!

Eba! Dia de #amoverde !

Como estamos na estação mais gelada do ano, não é só com a gente que temos que ter alguns cuidados, nossas plantinhas também merecem uma atenção especial.

Temos três condições características dessa época: pouco sol, mais vento e o ar seco. Na região Nordeste, é um pouco diferente, no inverno é a época das chuvas, tornando o clima mais úmido. Algumas dicas ajudam a conservar a beleza do nosso jardim, são elas:

  • Podas

Em locais frios, muitas espécies de plantas estabilizam seu crescimento, dormindo até a chegada da primavera. Remova galhos secos, malformados e doentes, pois desta forma a luz ficará melhor distribuída pela copa da planta. Não pode as plantas que estão em flor ou com botões, mesmo que tenham perdido as folhas, pois elas não estão dormindo, estão em plena atividade, quase como um stand by.

  • Proteção ao frio

Coloque cobertura morta nos canteiros, seja no frio ou no calor. Esta cobertura, além de servir como isolante térmico, irá repor a matéria orgânica, melhorando a fertilidade e a textura do solo, além de proteger as plantas da estiagem. Servem para esta função, serragem, casca de pinus, folhas secas, aparas de grama, entre outros materiais.

  • Irrigação

Como o frio reduz a evaporação da água, no inverno não tem problema se regarmos menos as plantas. Via de regra, deve-se irrigar apenas quando a terra estiver com aquela cara de seca, está na dúvida? É só colocar o dedo!
Outro cuidado importante é regar as plantas pela manhã, por dois motivos: a rega à tarde e à noite faz com que a terra permaneça muito tempo úmida, favorecendo pragas e doenças. Outra razão importante para regar pela manhã, é que, caso tenha ocorrido alguma geada à noite*, você tem a chance de derreter o gelo antes do sol, evitando assim as típicas queimaduras nas folhas.
* Para você que mora em São Paulo, achou que nunca gearia né? Mas geou, guarda essa dica, vai que acontece de novo, rs.

E quem não tem nenhuma florzinha? Não se preocupe, aqui vão as flores que florescem nessa época do ano e podem embelezar a sua casa!

Orquidia

Tulipa

 Jasmim

Cravo

Ciclame

 Lavanda

Amor perfeito

Umas belezuras né?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *